O Tratamento é dividido em 03 (três) fases:
Primeira Fase – (1º trimestre): É o período de adaptação, considerado o mais difícil, porque é quando o interno se desliga do convívio da família e da sociedade, passando para um modo de vida regido por regras. Além disso, o corte sssxsúbito do consumo das drogas submete o seu organismo aos desconfortos da síndrome de abstinência, cuja duração pode variar de pessoa para pessoa. Nesta fase inicia-se paulatinamente o resgate dos valores morais e espirituais.
Segunda Fase – (2º trimestre): Com seu corpo já revitalizado através de disciplina abrangendo alimentação, repouso, trabalho e lazer, o x, nesta fase, evidencia o seu aproveitamento do programa. Por não ser mais um novato, exige-se dele uma conduta melhor, de modo a ser exemplo positivo para os que estão ingressando na entidade. Poderá, se necessário, prestar serviços fora da casa, mas sempre sob a supervisão desta, a título de terapia ocupacional.
Terceira Fase – (3º trimestre): É o período da definição. Se o interno for ou não bem sucedido no programa, é nesta fase que isto se revelará de modo claro. Se tiver tendência para a liderança, poderá ocupar o cargo de monitor, cujo exercício requer temperança, mansidão e dedicação.
ALGUMAS ATIVIDADES APLICADAS:
ESPIRITUAL: Com a finalidade de auxiliá-lo no resgate dos valores morais e espirituais perdidos durante sua caminhada pelo mundo das drogas.
ACONSELHAMENTO: Atividade realizada por lideres de diversas denominações cristãs, de modo individual. Auxiliando o recuperando em suas dificuldades pessoais durante as etapas do programa.
REUNIÕES DE GRUPO: Nestes encontros, todos têm a oportunidade de falar sobre suas experiências pessoais, antes e depois de se tornar um Dependente Químico.
ATIVIDADES COM CÂNTICOS: Através de cânticos de louvor, que encerram mensagens espirituais, de conscientização e prevenção, esta é uma atividade importante da terapia espiritual, pela inspiração que proporciona aos participantes.
ATIVIDADES DIVERSAS: A participação do interno em atividades simples como cuidar da terra, plantar, regar e colher, limpar e arrumar as dependências que ele próprio utiliza etc., muito contribui para que ele tome consciência de sua importância na vida da comunidade e isto certamente refletirá no seu futuro.
PSICOTERAPIA: Ministrada por psicólogo. Esta terapia é desenvolvida de modo individual e em grupo, e tem por objetivo auxiliar os internos a identificarem as raízes dos seus problemas e a lidarem com suas emoções.